Amar cadernos

Sempre que começo um projeto novo, a primeira providência é encontrar um caderno para ele. Como eu tenho mais projetos do que anos de vida (muito mais), a minha coleção de cadernos não para de crescer. Adoro o ritual de escrever o nome do novo livro na primeira folha, a data, dobrar o canto superior direito, anotar detalhes sobre como aquela ideia surgiu e registrar o passo a passo do trabalho. Tenho cadernos de cursos que fiz, de livros que nunca escrevi, de sonhos pela metade.

O caso é que agora já são muitos, ficam em uma prateleira na minha mesa de trabalho e eu sinto que preciso tirá-los daqui – especialmente os que eu já concluí, dos livros que publiquei e dos que nunca saíram do papel.

Decidi também que, a partir de agora, comprarei alguns Moleskines de reserva para os projetos do futuro. São muito mais fáceis de guardar, arrumar, carregar na bolsa. Esse rosa da foto foi o escolhido para o planejamento deste blog.

Minha outra paixão no mundo dos cadernos é a marca PaperBlanks ( o do Mozart, na foto abaixo). Descobri quando fui à Feira de Frankfurt, na Alemanha, que tem um espaço inteiro só para a indústria gráfica. Há também a Peter Pauper Press, que eu descobri quando ganhei um lindo world journal de presente da minha amiga Cristina. Esse seria para um diário de viagens, mas eu uso para anotar resenhas particulares dos filmes de que mais gostei – o que não deixa de ser uma viagem também.

Eu adoro as novas tecnologias, tenho aplicativos de escrita para iPad, mas para pensar meus novos livros, nada no mundo tem a delicadeza, charme e conforto de um caderninho novo. E vocês, também gostam de cadernos? Curtem escrever a mão?

Imagem

2 comentários sobre “Amar cadernos

  1. Eu adoro cadernos e adoro escrever a mão, mas por nem sempre ter um por perto, acabava anotando um monte de coisa em papéis aleatórios e perdia tudo. Depois que comecei a deixar um sempre por perto, ficou bem mais fácil 🙂 Mas não sou tão organizada quanto você, acabo usando um só pra tudo :S
    Eu amei esse do Mozart ❤ O moleskine rosa também é muito lindo!
    Beijos

Deixe um comentário

