Blogs literários

Uma coisa que tem me animado nos últimos tempos é o crescimento dos blogs literários, escritos por garotas que leem muito e comentam as suas leituras. (Não conheço nenhum blog literário de garoto, mas vou ficar feliz se vocês  me indicarem). Quem me apresentou a esse universo foi minha amiga Luciana Limaverde e eu agradeço duas toneladas por isso. A quantidade de livros que elas conseguem ler por mês é impressionante. Muitas escrevem de forma muito livre, registrando suas impressões. Outras já vão mais além, analisando aspectos técnicos do texto, utilizando uma linguagem mais próxima da crítica literária. Em todo caso, eu curto muito essa ideia. Ver um monte de blogs sobre leitura pipocando na internet me deixa cheia de esperanças.

Minha felicidade é maior ainda quando vejo meus livros resenhados nesses blogs. A Bailarina Fantasma tem aparecido em vários. Organizei uma listinha de links para vocês, com algumas resenhas sobre o livro. Serve de referência para que vocês conheçam bons exemplos dos blogs literários que estão fazendo sucesso entre jovens leitores.

O Garota It  foi um dos primeiros blogs literários que eu conheci. A Pam é uma estudante de publicidade que cuida do blog com todo capricho, faz vídeos, análise de público e tem ótimas ideias. Gosto da maturidade das opiniões que ela emite e fiquei super feliz com as opiniões sobre a Bailarina. Tanto que ela foi importante para que eu tomasse algumas decisões em relação ao segundo livro.

O Território Pop além de resenhar o livro fez uma entrevista bem legal comigo. A Raiana é de Fortaleza, também capricha bastante no blog e fala de várias coisas além da literatura.

A  BabiLorentz.com é uma blogueira muito dedicada. Além de escrever sobre a Bailarina, ainda o elegeu como um dos dez livros mais bonitos da sua estante. A beleza do design não é mérito meu, mas do Gustavo Piqueira da Rex Design.

Já o Book and Cupcake , que tem um layout lindo, deu cinco estrelas para a bailarina e escreveu um texto muito bom sobre o livro.

O blog da Faah Santos  não é só sobre literatura. Ela também gosta de maquiagens, moda, mas separa um espaço para falar de livros e disse que gostou bastante da bailarina.

A Amanda do Sim, eu sou leitora fez um texto super sincero sobre o livro e contou que chorou muito quando leu. Tanto que sua mãe até ameaçou de não comprar mais nenhum livro pra ela. Poxa, Amanda, tomara que ela tenha mudado de ideia. : )

A Michele do Make a Wish List escreveu um post bem caprichado, postou o book trailer e disse que estava apaixonada pelo livro. : )  : )

O Leitura das Palavras, da Mayara foi mais um blog que elogiou a bailarina, que curtiu a história e está esperando pela continuação.

Por último eu indico o Tumbrl da Jadeh – que é uma fofa, mora aqui em Fortaleza e eu nem conheço ainda. Ela criou o Um livro e um café, um título delicioso para um Tumbrl sobre leitura. A Jadeh leu A bailarina fantasma logo que foi lançado em 2010 e escreveu um texto bem legal sobre ele.

Isso tudo só me deixa com mais vontade de lançar a continuação desse livro – que, aliás, já tem título! Isso é assunto para um próximo post. : )

17 comentários sobre “Blogs literários

  1. Eu também adoro os blogs de literatura, até porque nós leitores somos minoria e é legal ler as impressões de quem gosta de ler tanto quanto você.
    Muito obrigada por citar o Território Pop 🙂 você viu que ele tá com visual novo?
    Beijos

  2. Eu gosto de blogs literários, até queria ter um mas às vezes cansa eles postarem só livros! Acho que os jovens hoje em dia querem um pouco de tudo, saber um pouco de cada coisa! Mas eu amo participar das promos e ganhar livros! *u*
    —————————-
    Você viu minha resenha da Bailarina Fantasma! ><
    Que bom que você respeita as opiniões, pois gosto é muito difícil né?! Agradar todos é dose!
    Mas eu acho que fui uma das únicas que não gostou, vi muita gente que gostou do seu livro e elogiava muito. Eu só achei ele meio confuso … 😦
    Mas é claro que eu dou uma chance para Anabela! Espero que ela me surpreenda!
    hehe'
    Malikisses Xx

    Meu Jardim secreto

    1. Oi, Pollyana,

      Eu adoro livros e curto muito os blogs literários. Mas também gosto de blogs que misturam os assuntos. Adoro o Series of Serendipity, você conhece?
      A Melina fala sobre fotografia, viagens, filmes, livros e muitas coisas.
      Claro que eu respeito a sua opinião. Antes de tudo sou leitora e sei que nenhum livro pode agradar a todos. Entendi que você
      não gostou da polifonia do texto, o fato de que vários narradores contam sua parte da história.
      Acho que esse recurso é pouco explorado e as pessoas não são muito acostumadas. Talvez quando o livro virar filme
      a polifonia seja bem compreendida.
      Torço para que você goste do volume 2. Vai ser um diário, só a Anabela vai contar a história. E que história!!!

      Bjs
      S.

  3. Caramba! Que delícia ver meu blog no meio de tantos que também são super bons. Fico lisonjeada. Mas o que tenho a dizer é que além de o livro ser um dos mais bonitos na minha estante pelo design, você foi a pessoa que fez o trabalho mais difícil: escrever a história. Eu sei como é estar nesse lado e te admiro muito por ter escrito algo tão fofo! Anabela é a Poliana brasileira.

    1. Babi Lorentz, seu trabalho é muito caprichado, você tem compromisso com o seu blog e merece os melhores elogios. Agradeço por gostar
      tanto da Bailarina. Espero que curta muito a continuação. Já te contei o título do volume 2? Bjs

  4. Também gosto muito de blogs literários! Gosto mais ainda quando a blogueira também é aspirante à escritora e posta textos originais. É como assistir ao nascimento de jovens escritoras (e escritores), o que me deixa muito feliz e também esperançosa, uma vez que também quero ser escritora! Gostei muito das indicações 😀

  5. Socorro,

    Tinha visto sobre o lançamento do livro “A bailarina fantasma” em um jornal de Fortaleza e fiqeui louca para ler a história. Havia procurado na internet o livro e não tinha encontrado (ainda chegaria nas livrarias…). Então, hoje, tava lendo um blog que eu sempre visito (da Melina) e, revendo os posts antigos vi um que falava justamente do seu livro! E graças a Deus tinha o endereço do seu blog para que eu pudesse finalmente conhecer um pouco mais da sua história e da sua literatura! Muita sorte na sua caminhada, virei aqui mais vezes!

    * pacientesensinam.blogspot.com *

  6. Gente, foi um presente pra mim achar esse blog hoje, JUSTO HOJE. Comecei hoje a escrever um blog que há tempos planejava e não começava. Caí sem querer no blog da Ana, aí em cima, do Colorida Vida, e ela me inspirou a começar já que vive uma situação de vida parecida com a minha. Aí passeando pelos favoritos dela, vim parar aqui e qual é o post de hoje? Exatamente sobre blogs literários. Mais uma inspiração para que eu não desista do meu plano de continuar escrevendo. Obrigada pelo post e pelo blog.

  7. Oi Socorro, Conheci seu nome no evento Primavera dos Livros, em que o rapaz da editora citou seu nome e comentou que você ganhara o Jabuti deste ano. Cheguei em casa e fui logo pesquisar… Gostei do blog! Muito bacana também o post sobre as blogs literários. Aliás, li sua entrevista no Território Pop e fiquei curiosa para saber quais foram os cursos que você fez no exterior, que você citou na resposta. Você fez cursos de escrita lá fora? Você oferece alguma oficina?
    Beijos,
    Erica

Deixe um comentário